Conheça os principais tipos e dispositivos de sinalização e contribua para um trânsito mais seguro
A sinalização de trânsito ou sinalização viária é fundamental para motoristas e pedestres como forma de se orientar no trânsito uniformemente. Ela funciona como uma linguagem universal de símbolos ou imagens determinados na “Convenção sobre Trânsito Viário”, no dia 8 de novembro de 1968, entre os países da Convenção de Viena. Assim, conhecê-la e respeitá-la ajuda a evitar acidentes e manter o bom funcionamento do trânsito nas cidades e rodovias de todos os países participantes.
Neste artigo apresentaremos os principais tipos de sinalização de trânsito e sua importância.
Tipos de sinalização
Segundo o Artigo 87 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), existem 6 tipos de sinalização de trânsito, sendo eles:
- Sinalização vertical
Essa categoria se caracteriza pelas placas de trânsito, divididas em placas de regulamentação, advertência e indicação, cada uma com formatos e cores próprias.
- Sinalização horizontal
A sinalização horizontal pode ser descrita como a sinalização que está na via, ou seja, no chão. São as marcações, linhas, símbolos e legendas que orientam os veículos e pedestres.
- Sinalização gestual
Existem também os sinais gestuais, que normalmente são feitos pelos oficiais de trânsito, mas também pelos pedestres, por exemplo, na hora de indicar ao motorista de ônibus que você quer subir.
- Sinalização luminosa
O tipo mais comum de sinalização de trânsito luminosa é o semáforo, mas também podemos citar o pisca-pisca e a sinalização luminosa intermitente, além das setas e faróis dos veículos.
- Sinalização sonora
Quando feita por um agente de trânsito, a sinalização sonora vem sempre acompanhada de um gesto. Existem também aqueles instalados para auxílio de pessoas com deficiência visual, além das buzinas dos próprios veículos.
Dispositivos de sinalização auxiliar
São os dispositivos físicos de diversos formatos, cores e tamanhos, colocados nas vias para auxiliar na sinalização de trânsito, como por exemplo tachões, cones, cilindros, bate-rodas, entre outros. Eles proporcionam maior segurança ao motorista, o alertando sobre situações de perigo, obras, serviços e outros eventos que possam comprometer a segurança viária.
Os dispositivos auxiliares são divididos em diversas categorias, de acordo com sua função e características. Você pode conferir cada um deles e suas funções neste texto. A M2 é especialista em soluções de sinalização de trânsito, produzindo os melhores dispositivos de sinalização auxiliar do mercado, com materiais de alta qualidade e resistência. Entre em contato com nossos especialistas e solicite seu orçamento agora mesmo.